O espetáculo “SECO”, do grupo Fulano di Tal, terá quatro apresentações gratuitas em Campo Grande entre quinta-feira (25) e domingo (28). A peça aborda o que acontece quando duas pessoas dividem o mesmo espaço por muito tempo, explorando amor, conflitos, desejos, memórias e silêncios.
As sessões serão realizadas na Estação Cultural Teatro do Mundo, na Rua Barão de Melgaço, 177, no Centro. As apresentações acontecem de quinta a sábado, às 19h30, e no domingo, às 18h. A classificação é de 18 anos e os ingressos podem ser retirados pelo Sympla.
A temporada integra a última etapa do projeto “Fulano di Tal em Ação 2025”, contemplado pelo edital de 2024 do Fomteatro (Programa Municipal de Fomento ao Teatro), da Fundação de Cultura de Campo Grande (Fundac).
“A iniciativa tem como objetivo fortalecer a manutenção, circulação e renovação do repertório do Grupo Fulano di Tal, ampliando o acesso gratuito à produção teatral da cidade”, pontua o diretor do grupo, Marcelo Leite.
Em cena, os atores Edner Gustavo e Douglas Caetano conduzem o público por uma história construída a partir da convivência de duas pessoas que atravessam amores, conflitos, desejos, violências e memórias dentro de um mesmo espaço. “A montagem propõe uma relação de extrema proximidade entre artistas e espectadores, posicionados em uma configuração de semi-arena que transforma cada apresentação em uma experiência singular”, pontua Edner.
Criado durante a pandemia, o espetáculo passou recentemente por um processo de atualização artística, revisitando a dramaturgia e a encenação. O trabalho ganhou novos olhares com a participação de artistas convidados. “Tivemos a colaboração da Liana Yuri, que é uma atriz que trabalha nas visualidades da cena, lá de São Paulo, do grupo Sobrevento, e o Marquinhos Mattos, artista da cena de Campo Grande. Então, a gente deslocou o foco das angústias do isolamento social para as complexidades da relação vivida pelos personagens, aprofundando temas como amor, identidade, permanência e transformação”.
Para Douglas Caetano, a temporada gratuita também tem um papel importante de ampliar o acesso à cultura. “É fundamental garantir o acesso à produção cultural da cidade, especialmente quando falamos de um espetáculo adulto. A peça convida o público a olhar para si mesmo, para suas relações, seus desejos, ganhos e perdas, entendendo que nem tudo no outro e nem em nós mesmos é completamente alcançável”.
Ao longo da peça, o público acompanha uma narrativa construída entre a palavra e o corpo, em que sentimentos muitas vezes difíceis de serem expressos encontram espaço na cena. Em uma atmosfera intimista, “SECO” transforma experiências particulares em reflexões sobre afeto, existência, medo, liberdade e futuro.
Para o diretor Marcelo Leite, o espetáculo ocupa um lugar especial na trajetória do grupo. “O Fulano di Tal possui uma forte pesquisa voltada à cultura popular e à comicidade, mas ‘SECO’ representa um território de experimentação fundamental para a nossa identidade artística. É uma obra que amplia nossas possibilidades de linguagem, investiga novas formas de relação com o público e reafirma o compromisso do grupo com uma criação contemporânea, sensível e politicamente conectada ao seu tempo”.
Em cena, “SECO” conta com os atores Edner Gustavo, que também assina a dramaturgia e a produção, e Douglas Caetano. Nos bastidores, a equipe reúne Breno Lucas, Bruna Neto, Liana Yuri, Marcelo Leite e Marcos Mattos. Mais informações podem ser obtidas pelo Instagram do grupo, no perfil @fulanodital.
