maragoginoticias.com»Notícias»IFMS inaugura refeitório que reduz custo da merenda em até 45%

IFMS inaugura refeitório que reduz custo da merenda em até 45%

IFMS inaugura refeitório que reduz custo da merenda em até 45%

O Campus Campo Grande do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) inaugurou, nesta sexta-feira (26), o primeiro refeitório da unidade. A expectativa é reduzir em até 45% o custo da merenda escolar, que deve cair dos atuais R$ 11 para entre R$ 6 e R$ 7.

A inauguração contou com um almoço para a comunidade acadêmica, com arroz carreteiro, vinagrete e guaraná. O refeitório começará a funcionar após o período de férias escolares.

Segundo o diretor-geral do campus, Dejahyr Lopes Júnior, antes a unidade contratava uma empresa para fornecer kits de alimentação, chamados de “merenda fria”, com salgados. Com a nova estrutura, os alimentos serão preparados na cozinha do instituto, com refeições completas, incluindo proteína, carboidrato e fruta.

“Nós buscamos, logo após a pandemia, um formato de contratação do que nós chamamos de merenda fria. Uma empresa que vem e entrega kits de alimentação escolar. A tendência agora, finalizada a obra, os processos que precisam ser finalizados, isso vai ser produzido aqui”, explicou o diretor.

Atualmente, cerca de mil estudantes usam a merenda gratuita do campus diariamente. A unidade atende mais de 2,5 mil alunos, dos quais entre 1,4 mil e 1,5 mil estão na faixa com obrigatoriedade de oferta de alimentação escolar.

A estudante Maria Luiza Oliveira, de 19 anos, disse que a inauguração atende a uma reivindicação de 14 anos da comunidade acadêmica. Antes, os alunos improvisavam espaços para as refeições, comendo na área de convivência, na cantina ou pedindo marmita.

A deputada federal Camila Jara (PT) destacou que o espaço contribui para a permanência dos estudantes. “Vários alunos relataram que estavam almoçando e a alimentação que eles tinham para permanecer era salgado e a gente sabe que isso não é uma dieta equilibrada”, afirmou.

O vereador Landmark Rios (PT) disse que o refeitório vai além da entrega de um espaço. “Aqui há uma proposta de alimentos que virão da agricultura familiar, diretamente dos produtores para o Instituto Federal.”

O refeitório de Campo Grande é o primeiro de oito que estão sendo construídos pelo IFMS. Os campi de Aquidauana, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Ponta Porã e Três Lagoas também receberão as estruturas. Naviraí e Nova Andradina já possuem espaços para refeições.

O investimento total nas obras é de R$ 19,9 milhões, sendo R$ 13,6 milhões do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do Governo Federal, e R$ 6,3 milhões de recursos próprios do IFMS. A previsão é que todas as unidades sejam entregues até o segundo semestre de 2026.

Outros projetos do IFMS

O IFMS também oferece cursos de inteligência artificial, drones e criação de aplicativos. Além disso, o MEC confirmou a criação de um novo campus do instituto na Capital.

Avatar photo

Sobre o autor: Sofia Almeida

Ver todos os posts →