O técnico do Uruguai, Marcelo Bielsa, é conhecido por seu comportamento excêntrico dentro e fora de campo. Nesta sexta-feira (26), às 21h, ele comanda a seleção uruguaia contra a Espanha, em jogo decisivo pela última rodada do Grupo H da Copa do Mundo. Uma vitória pode classificar o Uruguai, enquanto uma derrota pode encerrar sua participação no Mundial.
Antes de ser treinador, Bielsa foi zagueiro. Ele jogou no Newell’s Old Boys, no Instituto e no Argentino de Rosário, na Argentina, e se aposentou no início dos anos 1980. Como técnico, seu primeiro clube foi o Newell’s Old Boys, onde começou a construir sua fama de “El Loco”.
Um dos episódios mais marcantes aconteceu no início dos anos 1990, quando ele comandava o Newell’s. Após uma goleada de 6 a 0 para o San Lorenzo na estreia da Libertadores, torcedores furiosos cercaram sua casa. Bielsa apareceu na porta segurando uma granada e ameaçou tirar o pino se eles não fossem embora. A ameaça funcionou. Naquele campeonato, o Newell’s chegou à final, perdendo o título para o São Paulo. Bielsa se tornou uma lenda no clube, que rebatizou seu estádio com o nome do treinador.
Faxina, espionagem e autodenúncia
No Leeds United, da Inglaterra, Bielsa ordenou que seus jogadores passassem três horas recolhendo lixo e limpando o centro de treinamento. O objetivo era mostrar o esforço que um trabalhador comum faz para comprar um ingresso para os jogos.
Em 2019, um funcionário do Leeds foi flagrado espionando o treino de um adversário na segunda divisão inglesa. Bielsa assumiu a responsabilidade em uma entrevista coletiva e admitiu que espionava todos os adversários da competição. O Leeds foi multado em 200 mil libras pela federação inglesa.
Em outro jogo pelo Leeds, contra o Aston Villa, Bielsa ordenou que seus jogadores deixassem o adversário marcar um gol. A decisão ocorreu porque o Leeds havia marcado quando um jogador do Villa estava caído no gramado. O empate custou caro e eliminou as chances do Leeds de subir para a primeira divisão naquele ano. Apesar disso, Bielsa conseguiu o acesso à Premier League em 2020, após 16 anos de ausência do clube.
No Athletic Club, de Bilbao, Bielsa discutiu com um engenheiro responsável por obras no centro de treinamento. A discussão quase terminou em agressão física. No dia seguinte, o treinador disse em entrevista coletiva que havia apresentado uma denúncia na polícia contra si mesmo pelo ocorrido.
Em 2012, após perder para o modesto Eibar, da terceira divisão espanhola, Bielsa foi ao centro de treinamento do adversário com uma caixa de papelão. Dentro dela, havia papéis, fitas de vídeo e anotações sobre o clube. A mensagem era que ele havia estudado o Eibar e não o desrespeitado.
Em 2016, Bielsa foi anunciado como treinador da Lazio, na Itália, mas pediu demissão dois dias depois. O motivo foi o descumprimento de uma promessa da diretoria de contratar reforços.
